XTEC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitos e Lendas

XTEC :: Lazer :: Lazer :: literatura

Ir para baixo

Mitos e Lendas Empty Mitos e Lendas

Mensagem  FearLess Sáb Jan 05, 2008 8:38 am

Postem os Mitos e Lendas que conheçam Smile ..

Eu começo:

Lenda das Obras de Santa Engrácia

Simão Pires, um cristão-novo, cavalgava todos os dias até ao convento de Santa Clara para se encontrar às escondidas com Violante. A jovem tinha sido feita noviça à força por vontade do seu pai fidalgo que não estava de acordo com o seu amor. Um dia, Simão pediu à sua amada para fugir com ele, dando-lhe um dia para decidir. No dia seguinte, Simão foi acordado pelos homens do rei que o vinham prender acusando-o do roubo das relíquias da igreja de Santa Engrácia que ficava perto do convento. Para não prejudicar Violante, Simão não revelou a razão por que tinha sido visto no local. Apesar de invocar a sua inocência foi preso e condenado à morte na fogueira que se realizaria junto da nova igreja de Santa Engrácia, cujas obras já tinham começado. Quando as labaredas envolveram o corpo de Simão, este gritou que era tão certo morrer inocente como as obras nunca mais acabarem. Os anos passaram e a freira Violante foi um dia chamada a assistir aos últimos momentos de um ladrão que tinha pedido a sua presença. Revelou-lhe que tinha sido ele o ladrão das relíquias e sabendo da relação secreta dos jovens, tinha incriminado Simão. Pedia-lhe agora o perdão que Violante lhe concedeu. Entretanto, um facto singular acontecia: as obras da igreja iniciadas à época da execução de Simão pareciam nunca mais ter fim. De tal forma que o povo se habitou a comparar tudo aquilo que não mais acaba às obras de Santa Engrácia.
FearLess
FearLess
moderador
moderador

Mensagens : 176
Data de inscrição : 03/01/2008
Idade : 36
Localização : Minho

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos e Lendas Empty Re: Mitos e Lendas

Mensagem  FearLess Sáb Jan 05, 2008 8:40 am

O SUPLÍCIO DE TÂNTALO

Tântalo, rei da Frigia, teria sido gerado por Zeus. Era pai de Pélops, avô de Atreu e bisavô de Agamémnon.

Irritou os deuses, tendo traído a sua confiança, ao revelar os segredos divinos, roubar o néctar e a ambrosia (alimentos divinos e exclusivos dos deuses) durante um banquete, e ainda ao ter morto o próprio filho, Pélops, servindo-o em pedaços aos deuses, durante um banquete, para pôr à prova a clarividência divina.

Foi punido com a prisão, por toda a eternidade, no Hades. Tântalo estava sempre mergulhado em água até o pescoço e sob uma árvore carregada de saborosos frutos. Sofria incessantemente de fome e sede, mas quando tentava mergulhar e beber, a água fugia dele; quando levantava os braços para colher os frutos, os galhos da árvore fugiam do seu alcance.
FearLess
FearLess
moderador
moderador

Mensagens : 176
Data de inscrição : 03/01/2008
Idade : 36
Localização : Minho

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


XTEC :: Lazer :: Lazer :: literatura

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos