XTEC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aerogerador tradicional!

Ir para baixo

Aerogerador tradicional! Empty Aerogerador tradicional!

Mensagem  VianaCaragu Dom Jan 06, 2008 12:33 pm

Posso eu mesmo construir um gerador eólico caseiro ?
Sim.

Para construir um gerador eólica existem algumas questões que se deve ter atenção

O local onde vou instalar o aerogerador tem vento suficiente ?
A maioria das pessoas têm a noção que vivem em locais ventosos, no entanto a maior parte das áreas residências não são adequadas para a produção de energia a partir do vento. As árvores e os edifícios diminuem a velocidade do vento, criam zonas de turbulência que podem ser destrutivas. É fundamental que a zona de incidência se encontre desobstruída.



Os locais abertos ou zonas junto ao litoral podem ser apropriados para colocar as turbinas. Uma torre alta pode ser útil e aumentar a rentabilidade da instalação, não esquecer que a turbina pode ter alguns efeitos nas áreas circundantes, os seus vizinhos podem não partilhar o seu entusiasmo, mas pode partilhar com eles a energia produzida e o trabalho de colocação, certamente os resultados vão ser diferentes.

Que tamanho de turbina necessito ?
As turbinas eólicas funcionam com o ar fino, assim, necessitam de ter dimensões elevadas para produzir potências consideráveis. Um diâmetro de 2 metros (pá da turbina com 1 metro) pode produzir anualmente mais de 500 Kw/h. Um valor considerável para uma habitação média.

Que tipo de gerador devo usar ?
A maioria dos aerogeradores pequenos são usados para carregar baterias que posteriormente vão colocar essa energia eléctrica transformada no sector normal de 220V. A escolha obvia para um aerogerador caseiro será o alternador de um veículo automóvel. Mas a utilização de uma alternador tem alguns inconvenientes, o dispositivo funciona apenas com uma rotação elevada +/- 2000RPM a velocidade das pás raramente ultrapassa as 100RPM, existe assim a necessidade de multiplicar mecânicamente este diferencial. Neste processo existem perdas significativas. Em aerogeradores instalados a baixa altitude (em relação ao solo) existe um pequeno aproveitamento energético, existe a necessidade de ter um gerador com uma eficiência muito boa para ter aproveitamento.

Quase todas os aerogeradores pequenos de fabrico comercial usam geradores com ímans permanentes que não são fáceis de construir. O gerador é o componente fundamental para o êxito ou fracasso do projecto. Contenha o entusiasmo mas não desanime existem sempre soluções.

Brevemente vamos colocar aqui como aproveitar motores de CC em geradores

A altura da turbina é importante ?
Quanto mais alto melhor, a potência do vento em função da altura varia nas seguintes proporções:


V0-Velocidade em m/s à altura de referência h0 do solo
α-Coeficiente característico do local; entre 0,1 e 0,4

Cada local pode ter um factor diferente, baseando-nos num factor de 0,1 podemos criar um gráfico aproximado.



Posso eu mesmo construir as pás das turbinas ?
Sim, vamos colocar aqui alguns processos para construção das pás das turbinas, algumas mais sofisticadas em fibra outras utilizando materiais comuns usando simples tubos de polietileno.

Não esquecer que no caso de produção de energia em excesso a EDP é obrigada a comprar essa energia produzida, se tem vento e espaço pense nisso.

O primeiro circuito que vamos publicar é totalmente de concepção caseira, destina-se apenas a testar todo o poder que o vento tem em gerar energia, se tem possibilidade tente fazer este pequeno aerogerador, os problemas que surgem são idênticos aos geradores de maior dimensão, até a lei de murphy nº13442331 se manifesta, diz que depois de terminado, o vento não vai soprar durante 5 dias, pode fazer o download clicando em turbina eólica e na mesma linha da turbina anterior aerogerador.

Para verificar a velocidade do vento um esquema simples de um anemómetro

Construir um pequeno aerogerador caseiro
Um circuito mais complexo mas com aproveitamento energético, vamos aproveitar um motor de video gravador.



Vamos aproveitar o circuito de três fases existente nos servo motores dos videos e fazer a sua ligação a díodos em ponte.





















vamos então ligar os díodos ao motor



Cada enrolamento de cada fase tem a mesma resistência, aproximadamente 4 ohm, verifique com o multímetro se os enrolamentos têm todos o mesmo valor.


Agora vamos construir as pás da turbina. Vamos para isso utilizar réguas de madeira ou metálicas preferencialmente de aluminio.



Suporte as pás de modo a obter o máximo rendimento do vento fazendo o centro da turbina com esta forma.



Obtemos um conjunto que pode ser utilizado para produzir energia.



Nesta foto já com o motor incorporado



Depois de conluído podemos então ligar o sistema a um controlador de carga e carregar baterias ou pilhas

VianaCaragu
novato
novato

Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/01/2008
Idade : 35
Localização : Viana do Castelo

http://seminariovc.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos